.

.

TEMA:

Blog dedicado aos apaixonados por cães!
Assim como eu!!!

Fã Clube do BIDU:

Nossos amigos são fofos também!!!

Nossos amigos são fofos também!!!

Scooby Doo e Mel

Photo Flipbook Slideshow Maker
create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Cãozinho educado, dono feliz

 

Educar um bichinho de estimação não é tarefa fácil. Saiba como treinar o seu da forma adequada para que ele se torne um bom companheiro


Por Camila Silveira

Assim como as crianças, os animais de estimação precisam ser orientados desde cedo para se tornarem adultos bem educados. Mas nem sempre os donos dominam a comunicação adequada para ensinar o pet a se comportar direitinho dentro de casa. Por isso, o Guia da Semana conversou com profissionais e selecionou algumas situações que sempre aborrecem quem cuida do bichinho.

Cachorro



Xixi fora do lugar

Você insiste, mas não há nada que faça com que o cãozinho procure o local certo para fazer as necessidades. Calma! Se você conduzi-lo para acertar, não vai ser necessário brigar com animal. O primeiro passo é estabelecer o lugar com jornal. Caso ele não faça no espaço, a correção deve ser momentânea. "O cachorro tem um grande poder de associação, mas só quando acontece no exato momento. Não adianta chegar em casa e brigar com animal porque fez xixi pela casa", explica o médico veterinário Aldo Macellaro Jr.

Quando o cão terminar de fazer as refeições, já é possível levá-lo ao jornal, pois é nessa hora que acontece o processo eliminativo. De acordo com o especialista, depois de uma boa resposta, o dono deve recompensá-lo. O importante é não deixar passar muito tempo. "O ideal é treiná-lo o mais cedo possível, até os três meses. Gritar, bater e agredir não fazem com que o cachorro entenda o correto", afirma Macellaro.

Pula-pula

O seu cão adora a pular em cima de todas as pessoas que se aproxima? Provavelmente, o bichinho associa pular a receber carinho, pois quando era filhote fazia isso para receber atenção. "Nesse caso, o dono tem que mostrar que o animal vai receber carinho na hora adequada. O ideal é ignorar o cachorro e acarinhá-lo no momento em que ele está calmo, quando a excitação passar", ensina o veterinário. "A orientação é desprezar os comportamentos ruins e recompensar os bons", completa.

Latido incessante

O latido é a comunicação e o alarme do cachorro. De acordo com a médica veterinária da Vetnil, Isabella Vincoletto, é preciso ensinar quais são os momentos que ele pode latir. "Se o latido acontece quando a pessoa sai de casa, o proprietário não pode dar pistas que o cão vai ficar sozinho. Quando chegar, esperar alguns minutos para fazer festa", aconselha.

Solidão diária

Há alguns amiguinhos que não aceitam ficar sozinhos e acabam estragando a casa toda para chamar atenção. Aldo Macellaro explica que isso é ansiedade de separação, que normalmente é causada pelo dono. "Quando o proprietário sai, o cão pensa que será abandonado. Voz aguda é terrível, pois aumenta a ansiedade. Se despedir dramaticamente faz com que o cachorro espere ansiosamente a chegada. Assim, as chegadas e despedidas devem ser tranquilas".
____________________________
Fonte:
Guia da Semana

3 comentários:

Verena disse...

Outimas dicas Bidu,
Tenha uma boa noitinha aumiguinho
A Mel tá boa?
Lambeijos pra você e para ela
do aumiguinho
Pepi

Anne Lieri disse...

Muito interessante esse texto e dá para praticar ensinando nosso cãozinho a ser menos ansioso!Gostei!Lambeijos,

Anônimo disse...

Bidoo! Voce ganhou o melhor presente, a pequena mel.Lambeijos muitos.

Related Posts with Thumbnails
Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox

Conheça os blogs da mamãe!

Conheça o blog divulgador dos blogs da mamãe!