domingo, 12 de dezembro de 2010
Cãozinho educado, dono feliz
Educar um bichinho de estimação não é tarefa fácil. Saiba como treinar o seu da forma adequada para que ele se torne um bom companheiro
Por Camila Silveira
Assim como as crianças, os animais de estimação precisam ser orientados desde cedo para se tornarem adultos bem educados. Mas nem sempre os donos dominam a comunicação adequada para ensinar o pet a se comportar direitinho dentro de casa. Por isso, o Guia da Semana conversou com profissionais e selecionou algumas situações que sempre aborrecem quem cuida do bichinho.
Cachorro
Xixi fora do lugar
Você insiste, mas não há nada que faça com que o cãozinho procure o local certo para fazer as necessidades. Calma! Se você conduzi-lo para acertar, não vai ser necessário brigar com animal. O primeiro passo é estabelecer o lugar com jornal. Caso ele não faça no espaço, a correção deve ser momentânea. "O cachorro tem um grande poder de associação, mas só quando acontece no exato momento. Não adianta chegar em casa e brigar com animal porque fez xixi pela casa", explica o médico veterinário Aldo Macellaro Jr.
Quando o cão terminar de fazer as refeições, já é possível levá-lo ao jornal, pois é nessa hora que acontece o processo eliminativo. De acordo com o especialista, depois de uma boa resposta, o dono deve recompensá-lo. O importante é não deixar passar muito tempo. "O ideal é treiná-lo o mais cedo possível, até os três meses. Gritar, bater e agredir não fazem com que o cachorro entenda o correto", afirma Macellaro.
Pula-pula
O seu cão adora a pular em cima de todas as pessoas que se aproxima? Provavelmente, o bichinho associa pular a receber carinho, pois quando era filhote fazia isso para receber atenção. "Nesse caso, o dono tem que mostrar que o animal vai receber carinho na hora adequada. O ideal é ignorar o cachorro e acarinhá-lo no momento em que ele está calmo, quando a excitação passar", ensina o veterinário. "A orientação é desprezar os comportamentos ruins e recompensar os bons", completa.
Latido incessante
O latido é a comunicação e o alarme do cachorro. De acordo com a médica veterinária da Vetnil, Isabella Vincoletto, é preciso ensinar quais são os momentos que ele pode latir. "Se o latido acontece quando a pessoa sai de casa, o proprietário não pode dar pistas que o cão vai ficar sozinho. Quando chegar, esperar alguns minutos para fazer festa", aconselha.
Solidão diária
Há alguns amiguinhos que não aceitam ficar sozinhos e acabam estragando a casa toda para chamar atenção. Aldo Macellaro explica que isso é ansiedade de separação, que normalmente é causada pelo dono. "Quando o proprietário sai, o cão pensa que será abandonado. Voz aguda é terrível, pois aumenta a ansiedade. Se despedir dramaticamente faz com que o cachorro espere ansiosamente a chegada. Assim, as chegadas e despedidas devem ser tranquilas".
____________________________
Fonte:
Guia da Semana
Marcadores:
Educação dos Cães
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Outimas dicas Bidu,
Tenha uma boa noitinha aumiguinho
A Mel tá boa?
Lambeijos pra você e para ela
do aumiguinho
Pepi
Muito interessante esse texto e dá para praticar ensinando nosso cãozinho a ser menos ansioso!Gostei!Lambeijos,
Bidoo! Voce ganhou o melhor presente, a pequena mel.Lambeijos muitos.
Postar um comentário